Voltar ao início

O evento - 2019

O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conepe) é o principal evento acadêmico da Regional Jataí/UFG, realizado anualmente pela administração superior e tem como objetivo divulgar a produção acadêmico-científico-cultural, envolvendo estudantes, professores, técnico-administrativos da gestão superior, órgãos, unidades acadêmicas e comunidade externa. A produção cientifico-cultural é apresentada e avaliada durante o evento e publicada em Anais específicos.

A realização desse evento envolve, principalmente, a Direção da Regional Jataí, as Coordenações Acadêmicas - Extensão e Cultura, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Inovação, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Coordenação de Administração e Finanças, Assessoria de Comunicação e Centro de Recursos Computacionais.

O IV Conepe será realizado de 23 a 25 de outubro de 2019, cuja programação geral e atividades complementares, como minicursos e oficinas, ocorrerão no Câmpus Jatobá.

A temática central do evento, a cada ano, está em consonância com o Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação - MCTI e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Goiás e no município de Jataí. Neste ano (2018), o III CONEPE terá como temática central “Bioeconomia - Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”cuja escolha foi baseada, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil, representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Exatamente por sua transversalidade, a bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Bioeconomia é o resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária, podendo ser definida como: “o conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa), em substituição às matérias-primas fósseis, para a produção de alimentos, rações, materiais, produtos químicos, combustíveis e energia produzidos por meio de processos biológicos, químicos, termoquímicos ou físicos, promovendo a saúde, o desenvolvimento sustentável, o crescimento nacional e o bem-estar da população.” (MCTIC, 2018)

Transversal, o tema interage com aspectos fundamentais da sobrevivência humana, a exemplo do desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis e circulares que garantam, de forma integrada, as seguranças hídrica, energética e alimentar. Tudo isso, obviamente, focando na redução ou mesmo reversão de impactos ambientais, em ganhos sociais e econômicos além da preservação e uso sustentável de uma das maiores riquezas do país, sua biodiversidade e o conhecimento de como utilizá-la.

Entende-se que a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2019 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do país.

Trata de um evento gratuito e aberto a toda a comunidade. Até o ano de 2017, apenas servidores e estudantes da Regional Jataí podiam se inscrever na modalidade de participante com e sem apresentação de trabalhos. A partir da edição de 2018, foi possibilitado aos alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Jataí e região se inscreverem na modalidade de participante com e sem apresentação de trabalhos, bem como os servidores dessas instituições promoverem e executarem atividades complementares e oficinas/minicursos, de forma a aproximar/fortalecer as relações entre as IES e promover uma troca de saberes e experiências.


 

Para saber como se inscrever no evento, apresentar trabalhos científicos, participar de oficinas/minicursos, clique em “Orientações para inscrição” no menu.


PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO



A Programação Geral do evento consta de conferência de abertura, mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas/minicursos, seminários e mostra cultural.



Para ver a programação completa acesse “Programação Geral” no menu.


TRABALHOS CIENTÍFICOS



A agenda de trabalhos científicos no CONEPE, para apresentação de trabalhos, tem as modalidades descritas abaixo. Para você saber em qual modalidade inserir seu trabalho, acesse as normas clicando em “Modalidades de inscrição” no menu.


 


- Participação sem apresentação de trabalho);

- Espaço das Profissões - sem apresentação de trabalho - MODALIDADE VOLTADA PARA INSCRIÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO;


 

- II Encontro das Instituições de Ensino Superior da Região Sudoeste Externas à Regional Jataí;

- III Mostra Universitária;

- IV Mostra de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Regional Jataí - cursos de graduação;


 

-  VI Seminário do Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da UFG - Regional Jataí;


- Programa de Educação Tutorial – PET;

- PIBID;

- Programa de Bolsas de Extensão e Cultura – PROBEC


- Seminário do Programa de Bolsas de Licenciatura da UFG – PROLICEN


- Mostra de Extensão e Cultura - alunos PROVEC, coordenadores de ação e demais membros de equipe executora de ação de extensão e cultura, exceto bolsistas PROBEC;


- Seminário de Pós-Graduação - Doutorado e Mestrado.


 

O resultado dos trabalhos aprovados será disponibilizado no dia 15 DE OUTUBRO DE 2019.


OFICINAS/MINICURSOS

As oficinas e minicursos serão oferecidos durante o evento.

Para conhecer a listagem de oficinas/minicursos que estarão disponíveis aos interessados acesse “Programação Geral” no menu, a partir de 25 DE SETEMBRO DE 2019.



MONITORIA DE APOIO AO EVENTO
Para a realização do evento tem-se a participação de estudantes que atuam como monitores. Para isso, a inscrição de estudantes para concorrer à monitoria de apoio ao evento será realizada nos dias 01 E 02 DE OUTUBRO DE 2019.
Serão disponibilizadas 30 vagas.