SNTC Tema de 2016

Seminário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

SNCT recebe propostas a serem desenvolvidas durante o evento.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Secis/MCTIC) recebeu cerca de 130 projetos no edital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016. O prazo para o envio das propostas terminou na última quinta-feira (12). Participaram da chamada pública instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atuam nas áreas de educação ou cultura científica em secretarias estaduais, municipais, fundações, universidades, escolas, museus e centros de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

"Ainda estamos recebendo as propostas que chegam via correio. A nossa expectativa é de receber aproximadamente 200 propostas nesse edital", afirmou o diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTIC, Douglas Falcão, coordenador nacional da SNCT.

Ao todo, a Secis disponibilizará aos estados e municípios R$ 4,2 milhões para fomento a divulgação da ciência e a apropriação do conhecimento científico, por meio de eventos que possibilitem à população em geral, em especial a crianças e jovens, o desenvolvimento de competências, habilidades e interesse sobre a função da ciência e seu papel no desenvolvimento humano e do país.

"Se a gente for comparar o valor que esse edital está garantindo para os estados, na grande maioria, haverá um aumento. Isso porque, no modelo anterior, havia uma assimetria muito grande. Na média, todos ganharão mais", explicou Falcão.

Segundo ele, a chamada pública funciona como se fossem "27 editais simultâneos". "Porque, na verdade, esse edital faz com que projetos do mesmo estado submetidos sofram competição. O objetivo dessa ação é garantir que nenhum ente federativo brasileiro fique sem apoio da SNCT. O que a gente quer daqui pra frente é implementar esse grande edital e ao mesmo tempo batalhar para aumentar o recurso", disse.

Seminário

Nos dias 18 e 19, os coordenadores regionais da SNCT se reúnem no MCTIC para dialogar sobre a edição deste ano, cujo tema é "Ciência alimentando o Brasil", e avaliar os resultados da realização da Semana nos estados em 2015. Cerca de 20 unidades federativas e o Distrito Federal participam do seminário promovido pela Secis.

"O objetivo é promover uma troca de experiências entre as organizações regionais e isso acaba gerando aumento da qualidade. Os organizadores estaduais acabam se alimentando das experiências de outros, o que qualifica ano após ano os projetos realizados. Essa ação serve como cartão de visitas para novos organizadores, inspirando estados e municípios a estruturarem melhor sua rede de divulgação da ciência e a criação de semanas estaduais e municipais de ciência e tecnologia. Vamos montar uma espécie de banco de sugestões para os organizadores de todo o país que vai ser disponibilizado na página da Semana", informou Falcão.

Fonte: MCTI

Categorias: Notícias