Capa. Face2019

Conheça o CONEPE

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conepe) é o principal evento acadêmico da Regional Jataí/UFG, realizado anualmente pela administração superior e tem como objetivo divulgar a produção acadêmico-científico-cultural, envolvendo estudantes, professores, técnico-administrativos da gestão superior, órgãos, unidades acadêmicas e comunidade externa. A produção cientifico-cultural é apresentada e avaliada durante o evento e publicada em Anais específicos.

A realização desse evento envolve, principalmente, a Direção da Regional Jataí, as Coordenações Acadêmicas - Extensão e Cultura, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Inovação, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Coordenação de Administração e Finanças, Assessoria de Comunicação e Centro de Recursos Computacionais.

O IV Conepe será realizado de 23 a 25 de outubro de 2019, cuja programação geral e atividades complementares, como minicursos e oficinas, ocorrerão no Câmpus Jatobá.

A temática central do evento, a cada ano, está em consonância com o Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação - MCTI e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Goiás e no município de Jataí. Neste ano (2018), o III CONEPE terá como temática central “Bioeconomia - Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”cuja escolha foi baseada, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil, representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Exatamente por sua transversalidade, a bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Bioeconomia é o resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária, podendo ser definida como: “o conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa), em substituição às matérias-primas fósseis, para a produção de alimentos, rações, materiais, produtos químicos, combustíveis e energia produzidos por meio de processos biológicos, químicos, termoquímicos ou físicos, promovendo a saúde, o desenvolvimento sustentável, o crescimento nacional e o bem-estar da população.” (MCTIC, 2018)

Transversal, o tema interage com aspectos fundamentais da sobrevivência humana, a exemplo do desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis e circulares que garantam, de forma integrada, as seguranças hídrica, energética e alimentar. Tudo isso, obviamente, focando na redução ou mesmo reversão de impactos ambientais, em ganhos sociais e econômicos além da preservação e uso sustentável de uma das maiores riquezas do país, sua biodiversidade e o conhecimento de como utilizá-la.

Entende-se que a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2019 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do país.

Trata de um evento gratuito e aberto a toda a comunidade. Até o ano de 2017, apenas servidores e estudantes da Regional Jataí podiam se inscrever na modalidade de participante com e sem apresentação de trabalhos. A partir da edição de 2018, foi possibilitado aos alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Jataí e região se inscreverem na modalidade de participante com e sem apresentação de trabalhos, bem como os servidores dessas instituições promoverem e executarem atividades complementares e oficinas/minicursos, de forma a aproximar/fortalecer as relações entre as IES e promover uma troca de saberes e experiências.

Categorias: notícias